Vale Sabugueiro – Tradição

by

“Há tradições da Festa dos Reis no nordeste de Portugal antigas, mas nenhuma tão polémica como a que se celebra na freguesia de Vale de Salgueiro, concelho de Mirandela, onde o tabaco deixa de ser um exclusivo dos adultos e é dado às crianças. «Nos dias 5 e 6, todas as crianças estão autorizadas a fumar», explica o sítio na Internet da junta de freguesia local, na secção Festas e Romarias, em que são explicadas as tradições locais. Uma criança de oito anos disse ao jornal Público ter fumado «23 cigarros em dois dias», seguindo um hábito que se prolonga há várias gerações na aldeia. «Hoje todos fumamos mas depois da festa acabou», disse ao jornal Gonçalo Santos. Segundo o diário, este costume não sofre qualquer contestação por parte dos adultos e é para alguns uma marca de «orgulho». «Isto vem de tempos antigos e é um orgulho ver a garotada a dar seguimento à tradição», disse ao Público José Ferreira, de 73 anos, que garantiu ter dado dois cigarros à neta de oito anos. «Mete graça vê-los ali de cigarro na mão a chupar».A rádio TSF relata que há crianças de «três, quatro anos» a quem são dados os primeiros cigarros, um uso que se repete a cada Festa dos Reis. Instado a comentar esta situação pela TSF, o director-geral da saúde, Francisco George, disse não ter conhecimento deste caso.”

In Portugal Digital 

Como é que é possível? Crianças a fumar? «três, quatro anos»?? E ninguém diz nada?

Etiquetas: , , , , ,

2 Respostas to “Vale Sabugueiro – Tradição”

  1. Dias Says:

    Está aberta a discussão.. Apesar da tradição, eu acho inadmissível que aconteça uma coisa destas… Como é que podem por uma lei agora em Janeiro e deste caso não dizem nada??

  2. Joana Says:

    para começar nao é vale sabugueiro mas sim vale-de-salgueiro.. alem disso apesar de ser uma tradição pouco saudavel é apenas mais uma de tantas outras..
    … nao é devido a esta tradição k há maior incidencia de fumadores nesta aldeia.. Eu pessoalmente nao gosto e discordo totalmente da morte de touros em barrancos… mas se é tradição k remédio temos senão aceitar mesmo violando a lei nacional… Tradição é excepção…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: