“O Silverthorne, agora Intel Atom, é um dos mais aguardados processadores no mercado de dispositivos internet móveis, vindo marcar a entrada da Intel numa arena dominada pela ARM e arquitectura RISC. Os novos processadores Intel Atom utilizam o processo de fabricação de 45nm para tendo em vista a redução do consumo de energia do processador, mas também uma produção com custos mais reduzidos, expressa em maior quantidade de processadores por disco de silício. O Atom integra novas tecnologias de baixo consumo de energia e está vocacionados para aplicação em todo o tipo de dispositivos móveis, incluindo UMPCs, telemóveis, PDAs e PMPs. O anúncio da Intel contemplou ainda a iteração ‘system-on-a-chip’ do Atom, anteriormente designada Menlow e agora Intel Centrino Atom, integrando na mesma placa um processador Atom, uma acelerador gráfico móvel e um rádio wireless. Os fabricantes deverão começar a introduzir a arquitectura Atom nos seus dispositivos ainda este ano.”
Etiquetas: atom, centrino, computadores, intel, internet móveis, máquinas, processadores
2 de Maio de 2008 às 4:48 am |
Quando fiquei sabendo da novidade dos processadores da família Atom já pensei logo que o preço para o mercado seria equivalente às suas qualidade inovadoras como foi equivalente o preço dos processadores das famílias Core 2 Duo e Core Quad.
Mas não, ao pesquisar notei que é totalmente o contrário. É quase explicável essa divergência – apesar de ser a meu ver um processador nada fácil de elaborar – pela economia nas matérias-primas como a usado no referido disco de silício.
Ainda me vem a questão: Por que a queda no preço da nova tecnologia em relação as outras lançadas à alguns meses atrás? A inovação da família Atom é enorme, inovou o tamanho, o consumo e o calor dissipado do CPU.
Ter em mãos um processador de baixo custo e bom desempenho para revolucionar a área dos desktops e atacar também a área dos dispositivos móveis é realmente um grande lance!