Caçador de Mitos – Bateria Portátil

by

Devemos tirar a bateria do portátil quando ligado à corrente eléctrica?

Aqui está um dos grandes mitos da informática. Sempre que compramos um computador portátil temos na ideia que se tirar-mos a bateria enquanto estamos ligados à electricidade, nunca poderemos estragá-la. É exactamente o contrário.
Falemos das baterias de lítio: As baterias de lítio não viciam. O “viciar” das baterias era derivado da formação de cristais pelos compostos das antigas baterias à medida que eram utilizadas. Hoje em dia todas as novas baterias são de lítio. O lítio é um material que não cristaliza, logo não vicia! E perguntam vocês: “Ah, mas eu tenho uma bateria de lítio, não a tiro do pc quando tenho electricidade e a autonomia é menor do que tinha quando a bateria era nova… ” O problema neste caso, não é o mau uso. As baterias de lítio têm é um número limitado de ciclos de carregamento e ao fim desse limite, elas começam a perder capacidade. Estima-se que uma bateria tem uma duração de mais ou menos de 3 anos. Logo ela tanto se pode estragar por estar no portátil como por estar fora dele. O único cuidado a ter é, se guardarmos o portátil por mais de 6 meses, devemos deixar a bateria descarregar cerca 50% e depois tira-la do portátil antes de a guardarmos. Se ele tiver sempre ligado à corrente, deixamos descarregar pelo menos 50% da bateria de vez em quando, e recarregar outra vez.

Mito REPROVADO!!!

Etiquetas: , ,

2 Respostas to “Caçador de Mitos – Bateria Portátil”

  1. Canilho Says:

    Esses 2 senhores esqueceram-se de um ponto essencial.
    Como as baterias são de litio, não faz sentido falar nos cristais como eles dizem, logo o problema não é esse, tem sim a ver apenas com os ciclos de cargamentos…

    A questão que se põe é a seguinte:
    – Quando um portatil tem parte da bateria gasta, e está ligado á corrente, a energia vem directamente da corrente, ou vem da bateria, enquanto é carregada???
    Posso dizer que hoje em dia 80% das marcas, carregam a bateria, e usam apenas a corrente externa para a alimentação do portátil, aumentando assim o tempo de vida da Bateria.

    Mas os restantes 20% ainda usam a energia da bateria enquanto o portátil é carregado, e as baterias duram muito menos que no primeiro caso.

    Algumas marcas como a HP têm uma protecção ainda maior da bateria, pois não carrega a bateria se não tiver gasta uma certa percentagem…

    😀 Ha que ler antes de falar não é ?

  2. Tiago Says:

    Quando eu escrevi: ““viciar” das baterias era derivado da formação de cristais pelos compostos das antigas baterias à medida que eram utilizadas” estava-me a referir às baterias antigas como digo. E não às de litio.. Por isso, concordamos…

    “Ha que ler BEM antes de falar… ” Pumba 😛

    E quanto à tua pergunta, isso acontece se a bateria estiver com cerca de 50% de carga..

    Faltou chegares ao fim e dizeres: VIVA o Acer.. loooool 😆

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: