Debate: Saramago vs Igreja

by

9789722120760_1254826056O Prémio Nobel da Literatura 1998, José Saramago, volta a “atear” nova polémica com a Igreja. “Caim”, é o nome do polémico livro que chegou às livrarias esta semana. A obra reconta a história da personagem bíblica Caim, e passa um pouco por todo o Antigo Testamento. “A bíblia é um manual dos maus costumes” foi uma das declarações iniciais de Saramago. A Igreja justifica com estas declarações, como oportunistas uma vez que a polémica só ira despertar curiosidade e consequente sucesso nas vendas do livro. José Saramago vs Pe. Carreira das Nevas, todo o debate aqui:

Captura de ecrã - 2009-10-24, 00.58.32

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , ,

12 Respostas to “Debate: Saramago vs Igreja”

  1. TDias Says:

    Tenho a certeza que alguém vai comentar isto…

  2. Canilho Says:

    Não, eu não vou comentar isto…
    Mas já vi que andas a aprender comigo…
    Nota-se mesmo que és adepto da Apple.

    Não podes ver ninguém a tirar um printscreen aos videos da SIC, e reencaminhar os links ´na imagem para o vídeo, que tu fazes logo igual 😛

  3. Canilho Says:

    Mas olha que deste lado o link não funcionou xD

  4. Canilho Says:

    Mas tem calma porque deve ser um erro temporário da SIC… Se precisarem de pré-Engenheiros Informáticos, têm aqui 2 á disposição. Ainda por cima, bem parecidos, populares e atentos ás polémicas.

    São 3 cajadadas numa só. Pensem bem nisso 😛

  5. TDias Says:

    Loool Fã da Apple por saber fazer um prtscr.. E como tu já fazes à muito so significa que a próxima máquina que comprares é um Macbook. 😉
    Ya… Os senhores da Sic ate estão mesmo para te aturar. Então mas e em relação ao Saramago? Tou a ver que nem merece um espaço no teu comentário.. lol

  6. Canilho Says:

    Apesar de eu de certa forma admirar o homem, não concordo com as medidas de marketing que ele utiliza para vender livros. Mas a verdade é que resultam…

  7. Micael Says:

    eu comento, cada um é livre de exprimir a sua opiniao mas em portugal ha certos tabus e a religiao e um deles, o saramago limitou se a dizer o que pensa, nao faltou ao respeito a ngm, agora tambem acho que o fez para gerar polemica e atrair atençoes para o novo livro….
    para mim saramago é zero como pessoa e zero como escritor lol mas sao gostos nao se discutem comparam se…

  8. neofranciscanos Says:

    Mais de 1500 acessos nas primeiras semanas! Confiram o trabalho de estudantes de jornalismo: http://www.neofranciscanos.wordpress.com! Opinem!Suas conclusões sobre este grupo urbano religioso é muito importante pra nós! Agradecemos, grupo de estudantes de jornalismo – Belo Horizonte

  9. TDias Says:

    Gostei dessa opinião: “para mim saramago é zero como pessoa e zero como escritor” Tinha-me esquecido que o futuro presidente à Câmara de Tarouca também podia vir cá opinar. E se ele diz que é zero, é porque é mesmo… Limitou-se a dizer o que pensa? Ou foi mesmo campanha de Markting? Olha que Prémio Nobel da Literatura dizer que a Bíblia é o livro dos maus costumes……

  10. strovensky Says:

    so se esqueceu de falar que em nome de deus, a igreja ja matou mais gente a face deste planeta, que todas as gueras mundiais e que a escravatura foi um dos temas que deus se esqueceu de mencionar nos 10 mandamentos.

  11. Moni Says:

    É zero como escritor? devem-se estar a esquecer que foi o único português que ganhou o Prémio Nobel da Literatura..
    gostos realmente não se discutem..mas não sei porquê há uma tendência no povinho português para deitar a baixo o que é nosso e o que nos faz passar pela positiva além fronteiras.
    com tudo isto não quero dizer que concordo com o que está escrito neste seu mais recente trabalho mas também não posso falar porque ainda nem li o livro. À primeira vista acho que exagerou mas não sei.. não li.
    agora dizer que é mau escritor? digam-me o que é bom..porque realmente deve ser perfeito.

  12. elimara andrade Says:

    no meu ponto de vista e ridículo um homem na sua idade fazendo o que fez mas e biblico os ant-Cristos!
    Diz que Deus e isso aquilo….se não acredita na sua existência então porque tens isso tudo a seu respeito.
    no salmos 14 diz; Diz o insensato no seu coração:não há Deus.Corrompem-se e praticam abominação;já não há quem faça o bem.Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem não há nenhum se quer.
    um “ateu” torna se convicto através de uma avaliação cuidadosa da fé.Na verdade o ateímos nasce de um coração revoltado contra Deus, mas a grande verdade é que quando alguém nega a existência de Deus rejeita também o fato de que um dia Deus ira julgar as suas más obras.Assim vemos que quem nega a existência de Deus tem no coração uma revolta insensata e crê na ilusão de que nunca prestará conta a Deus.por tanto meça suas palavras pois todas elas voltará na si.E Deus o que na eternidade!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: