Curso de Medicina na Universidade de Aveiro

by

“A partir do ano lectivo 2011/2012 vai ser possível tirar o curso de Medicina na Universidade de Aveiro. A licenciatura vai ter a duração de quatro anos e – à semelhança do curso que existe na Universidade do Algarve – destina-se a licenciados na área da Saúde. São 40 as vagas que a Universidade de Aveiro vai disponibilizar para o curso de Medicina que arranca no ano lectivo de 2011/2012 e foi agora autorizado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago. A licenciatura resulta de um protocolo assinado entre as Universidades de Aveiro e Porto, através do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, e dirige-se a licenciados na área da Saúde. Segundo uma nota do Ministério do Ensino Superior, o «projecto do curso foi submetido à apreciação de uma comissão científica internacional que, na sequência de um processo de avaliação de elevado nível de exigência, emitiu parecer final favorável à entrada em funcionamento». Na mesma nota, o gabinete de Mariano Gago explica que se trata um curso com «condições inovadoras» e que o objectivo é ir alargando o número de vagas até atingir as 120 vagas anuais.”

Sol

Anúncios

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

18 Respostas to “Curso de Medicina na Universidade de Aveiro”

  1. Maria Isabel de Paula Silva Lourenço Says:

    Sou Educadora aposentada, teria imenso gosto em tirar um curso em saúde para o por em prática como voluntária em zonas mais desfavorecidas de África, mas esse sonho parece não ser possivel, no entanto tenho uma filha também educadora cujo sonho era ser médica pediatra. Não tenho duvidas que iria exercer essas funções com a mesma dignidade e profissionalismo, como as exerce enquanto Educadora , numa instituição de grande prestigio do país.
    Como não é licenciada na área de saúde está excluida logo á partida….é pena. Deviam ser dadas oportunidades a todos.
    Quando ela escolheu a área tinha apenas uns 15 anos, o que me parece uma escolha muito adulta, para uma idade tão imatura.
    Não me parece que seja impensável rever esta situação. Há milhares de licenciados noutras áreas ,que se encontram noutras profissões por não terem entrado naquela para que se sentiam verdadeiramente vocacionados.MEDICINA.

  2. Ines Guimaraes Says:

    Desculpe Maria, mas discordo da sua opinião… o facto das vagas serem apenas para licenciados na área de saúde faz todo o sentido, uma vez que num curso com duração de 4 anos, pressupõem-se bases na área da saúde quem em cursos de educação não existem…
    Faz sentido, sim, dar oportunidade a todos, mas se fosse o curso completo.

    • maria isabel de paula silva lourenço Says:

      Efectivamente, dependendo da escola e do curso, existem as disciplinas de saúde e pedologia, que servem para dar noções básicas de saúde.( tipo de doenças, sintomas, primeiros socorros), etc…quantas vezes na minha carreira tive de ter intervenção que deveria ser feita por profissional de saúde…crianças engasgadas, com convulsões , outras com dentes a cair…temos de ter presença de espirito para agir na hora, ou pode ser fatal…como dizia um médico pai de um aluno meu, eu sou médico mas a senhora tem a experiência…

      • João Diogo Formiga Silva Says:

        Quando a sua filha tiver comprovados por anos de estudo, conhecimentos avançados de fisiologia, anatomia, bioquímica, entre outros tão importantes poderá então candidatar-se a este curso em particular. No entanto se a sua vocação é a medicina (e esperemos que seja vocação à profissão e não às regalias que esta trás aliadas) candidate-se ao curso normal como todos os outros e deixe este para quem estudou anos (no meu caso 7 – licenciatura e mestrado) em áreas complementares.

  3. Pedro Says:

    É triste ver alunos com medias altíssimas mas sem vocação, 0%, para um curso que tem tanto a ver com a vocação e o cuidar do outro….. vejo mais vocação noutras pessoas, que nesses futuros médicos. É por Portugal julgar as pessoas pelas médias,que temos cada vez mais médicos ocos, sem inteligência… e uso esses termos para não usar uns bem piores…
    Quem passou pelo sistema de saúde, bem sabe o que estou falando, felizmente temos bons médicos, mas esses ficam diluídos entre os outros… que só sabem decorar, debitar termos técnicos e a julgar as pessoas mal entram na porta das urgências ou centro de saúde.
    Sinto-me contente pela iniciativa da UA porque existem muitos profissionais de saúde no desemprego não, por não serem necessários mas por não quererem pagar os seus ordenados, com a desculpa da crise. E esses profissionais, por vezes com menores médias, podem fazer esse país evoluir…
    Bem haja a UA….

    • Márcio Says:

      Eu sou de aveiro mas estou em lisboa a tirar ciências da nutrição e acho optimo aveiro abrir medicina, tenho lidado com muitos médicos e alguns internos e posso constatar que muitos não têm estofo para serem médicos, apesar de terem notas altas para entrar no curso….a UA teve uma boa iniciativa e o facto de os futuros alunos ja terem bases e percurso na área da saúde, será um bom caminho para a UA formar excelentes futuros médicos.

  4. Catarina Says:

    Concordo plenamente com o Pedro e com a Inês. Em 2011 la estarei eu a concorrer!! Boa sorte a todos

  5. Says:

    O que muitos ainda não perceberam é que a àrea de licenciatura pouco interessa, porque é bem mais importante a capacidade de compreensão do que aquilo que se sabe.
    A partir daí qualquer um aprende (nos 4 anos) o que é necessário, sejam coisas básicas ou não.

  6. ana Says:

    oi eu estou a tirar engenharia biotecnologica, que é exactamente biotecnologia. a minha pergunta é:sera que posso concorrer pa medicina na ua? visto que o meu curso se relaciona tb com a saude?pois tnh biologia celular e molecular, microbiologia, quimicas, fisicas, imunologia e fisiologia animal, bioquimica, genetica, cultura de celulas e tecidos animal etc. esta relacionado com saude.poderei concorrer?

  7. Tit@ Says:

    Gostava de saber quais as licenciaturas que poderão concorrer.. eu por exemplo tenho licenciatura em psicologia.. poderei concorrer?.. e quais ao os criterios de selecção.. no caso de cursos de bolonha concorre-se com a licenciatura, referente ao primeiro ciclo, ou com o mestrado, referente ao segundo ciclo??..

  8. Judite Sá Mota Says:

    Estou muito interessada em saber o que fazer para concorrer!!
    Agardo noticias…

  9. Diana Says:

    Boa tarde!
    Alguém sabe quando iniciam as provas/entrevistas para ingresso em medicina na UA?

    • JOÃO PAREDES Says:

      NA MINHA OPINIÃO PARA ESTE TIPO DE CURSO DE MEDICINA QUEM DEVERIA CONCORRER ERA A POPULAÇÃO IMENSA DE MÉDICOS DENTISTAS QUE EXISTE EM PORTUGAL’ PENSO QUE SERIA A MELHOR APOSTA QUE OS MINISTÉRIOS DA SAÚDE E ENSINO SUPERIOR FARIAM…

  10. Natália Costa Says:

    Gostaria de saber se uma pessoa com licenciatura em Biologia (Via Ensino) pode concorrer ao curso de medicina na UA.

    Agradecia resposta

  11. aja Says:

    os alunos e que fazem as medias. E se alguém tem um vocaçao altissima deve-se esforçar. Porque metade das pessoas que andam a choramingar a dizer que nao entraram, nao se esforçaram como deviam. Ja dizia um ditado, cobiça-se o que outro alcança, mas nao o trabalho com que ele alcança o desejado.

  12. Dgoncalves Says:

    Questão aos “criadores ” deste blog:
    Já dispoem de alguma informação concreta relativamente a datas de candidatura e de exames de selecção?
    aguardo o vosso feedback,

  13. Filipa Guimaraes Says:

    Boa noite, gostaria de saber mais informações sobre este curso como condiçoes de acesso e datas de candidatura.

    Obrigada

  14. Liliana Says:

    Bom dia, gostaria de saber se licenciada em Psicologia Clinica e da Saude poderei concorrer ao curso de medicina em aveiro para licenciados e quando iniciam as candidaturas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: