Rede de metropolitano da Internet

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Tendo por base a rede de metropolitano de Tókio, foi atribuindo a cada domínio (Ex.: YouTube, Google, Twitter, eBay, Wikipedia, etc) uma estação de metro tendo em conta os seguintes parâmetros: tráfego, rendimento, faixa etária dos utilizadores, proprietário e carácter.

Focando  as intercepções denota-se que os diferentes websites foram associados e que cada domínio se encontra na linha que melhor se lhe adapta. Como resultado o mapa mostra associações web: algumas provocatórias, outras curiosas e ainda outras completamente irónicas.

Alguns exemplos: o Twitter encontra-se localizado na estação de Shibuya, a estação de metro japonesa com maior índice de ruído. O motor de busca Google está localizado na zona de Shinjuku, a estação com maior afluência populacional do mundo. Já o sítio web do jornal britânico The New York Times está localizado na estação de Sugamo, onde está localizado o Shopping Paradise – Centro comercial dedicado às avós de Tókio.

Analisando o mapa, denota-se que a altura da estação de metro reflecte o nível de trafego que, em média, diáriamente passa por esse domínio.

A escolha do mapa de metropolitano de Tókio para este trabalho é simples: porque funciona.

O trabalho pode ser consultado, ao pormenor, aqui.

Descoberto em Bitaitesartigo.

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