FIFA e UEFA querem revolucionar calendário do futebol

by

Europeus e Mundiais disputados em Fevereiro e Março, campeonatos nacionais e competições europeias entre Março e Outubro e jogos de qualificação para Europeus e Mundiais em Novembro e Dezembro. É este o novo figurino que a FIFA e a UEFA querem impor no futebol mundial, segundo um projecto publicado nesta quarta-feira pelo semanário alemão “Sport Bild”.
“Enquanto conselheiro de Sepp Blatter, eu já tinha proposto em 1998 um calendário internacional de Fevereiro a Novembro, mas foi recusado por causa da oposição dos italianos e espanhóis que temiam o calor no Verão”, explicou Michel Platini, presidente da UEFA, citado pela mesma revista. O projecto da FIFA e da UEFA só deverá ser apresentado no próximo Verão, de forma a não pôr em causa as reeleições dos actuais presidentes, Michel Platini em Março e Sepp Blatter em Junho.
A intenção dos dois organismos que gerem o futebol mundial e europeu é que as grandes competições de selecções sejam jogadas no início da temporada, e não no final, de modo a que os futebolistas não cheguem tão cansados aos Europeus e Mundiais. Segundo o projecto, estas provas seriam disputadas entre Fevereiro e Março. Os sete meses seguintes, entre meados de Março e fim de Outubro, seriam guardados para os campeonatos nacionais e as provas europeias.
O projecto da FIFA e UEFA inclui ainda um terceiro período, entre Novembro e meados de Dezembro, para as selecções disputarem o apuramento para as grandes competições, depreendendo-se que Janeiro seria o período de férias. Esta proposta de calendário promete, no entanto, ser muito criticada pelos clubes, pelo menos a atentar na reacção que tiveram quando a FIFA colocou em cima da mesa a hipótese de o Mundial 2022, no Qatar, ser disputado em Janeiro. Grandes emblemas, como Milan e Barcelona, vieram logo a público criticar a ideia .O novo calendário obrigaria os clubes a jogarem em pleno Verão na Europa, o que colocaria não só questões de competitividade, por causa do calor, mas também eventuais problemas de audiências televisivas e assistências nos estádios.

in Publico.pt

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: